Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Matizes participa da I Conferência Municipal de Cultura de Altos

O Grupo Matizes foi convidado pela Coordenador de Cultura de Altos para debater sobre Diversidade Sexual e politicas culturais para a população LGBTT durante a I Conferência Municipal de Cultura de Altos que ocorreu entre os dias 21 e 22 de outubro no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde e cujo o tema era "Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento".

Marinalva Santana, representante do Matizes, destacou a importância de discutir e refletir a produção cultural e o acesso aos bens culturais simbólicos e materiais na perspectiva de democratização e inclusão dos setores sociais menos afetados pelas politicas culturais: LGBTT'S, mulheres, jovens de periferia, negros(as), indigenas, pessoas com deficiência e outras diversidades.

Para o Coordenador de Cultura da Prefeitura de Altos, Rodrigo Veras, algumas das ações a serem propostas nesta conferência estão a criação de um espaço cultural para promover e divulgar as manifestações culturais do povo altoense bem como a formação do Conselho Municipal de Cultura com participação equitativa da Sociedade Civil Organizada e do Poder Público. Veras apontou ainda como aspecto significativo do evento, a oportunidade para o segmento LGBTT de Altos se organizar politicamente para criação de grupos que atuem na defesa de seus direitos bem como realize atividades artistico-culturais através de parceria com o Poder Público municipal.

Ainda dentro das atividades da I Conferência Municipal de Cultura de Altos ocorreram as palestras "Cidadania e Desenvolvimento" proferida pelo escritor e advogado Kenard Kruel e "Diversidade Cultural" realizada pelo palestrante Jairo Araujo, Sociólogo e Técnico da FUNDAC (Fundação Cultural do Piauí). Fizeram parte das apresentações culturais do evento a Banda Municipal, a cantora Fátima Castelo Brando e o Grupo Cultural Balança Fogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário