Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Assassinatos de homossexuais quadruplica no Piauí em um ano

Por Anselmo Moura
Foto: Reprodução

O crescente aumento nos casos de crimes cometidos por motivação homofóbica tem preocupado as entidades de defesa dos direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). No Piauí a história não é diferente e o Grupo Matizes também tem mostrado preocupação com o crescimento da violência contra os homossexuais.

Levantamento feito pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) mostra que no Brasil houve em 2010 um aumento de 31% de assassinatos de homossexuais em relação a 2009. Ano passado foram registrados 260 homicídios contra 198 do ano anterior. O estudo mostra ainda, que no Piauí o crescimento da violência foi ainda maior. O número quadruplicou no período de um ano. Passando de dois assassinatos em 2009 para oito em 2011.

De acordo com a presidente do Matizes, Marinalva Santana, apesar do Piauí ter um dos menores números de assassinatos de homossexuais, o Estado está seguindo a tendência brasileira do aumento nos casos de crimes de intolerância.

Ainda segundo Marinalva Santana, os órgãos de segurança pública não estão dando a devida atenção à violência crimes com motivação homofóbica e acabam tratando os casos como crimes comuns.

“Ano passado tivemos pelo menos quatro assassinatos que claramente foram cometidos por questões homofóbicas, mas foram tratados como crimes comuns. Eles deveriam ter sido investigados pela especializada (Delegacia das Minorias), no entanto, a investigação fica a cargo da Delegacia de Homicídios”, afirma Marinalva Santana.

A direção do Matizes afirma já ter procurado a Secretaria de Segurança para tratar do combate à violência contra homossexuais. “Nós ficamos preocupados. Cobramos medidas mais energéticas por que a pessoa que discrimina se confia na impunidade. Muitos acabam discriminando e apostando que ficaram impunes”.


Veja o levantamento feito pelo Grupo Gay da Bahia:

2010

2009


10ª Parada da Diversida - dia 26 de agosto de 2011
"Cidadania LGBT e sustentabilidade ambiental: para além do consumo"
Grupo Matizes
Rua Lisandro Nogueira, 1223 - sl. 307 - Centro
86 8816-8121
64000-200 - Teresina- PI



Nenhum comentário:

Postar um comentário