Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Matizes homenageia jornalista do Cidadeverde.com em sessão solene na Câmara

O evento vai homenagear pessoas que contribuem para o combate à homofobia.

A Câmara Municipal de Teresina realizará amanhã (20), às 10h, uma Sessão Solene, a fim de homenagear pessoas que contribuem para o combate à homofobia em nossa Capital. Serão homenageadas dez pessoas, das mais diferentes áreas de atuação (jornalismo, militância LGBT, política, gestoras públicas etc).

O requerimento para realização da Sessão foi apresentado pela vereadora Rosário Bezerra, atendendo sugestão do Grupo Matizes e da Liga Brasileira de Lésbicas. Essa é a primeira vez que o Legislativo Municipal faz uma homenagem desse tipo.

Lista de homenageadas:

CARMEN RIBEIRO - Coordenadora Geral do Matizes
CONSOLAÇÃO PITANGA - Professora Universitária, Ex-coord. Municipal de DST/AIDS
FLORA IZABEL - Deputada Estadual, autora de várias Leis pró-LGBT
GRAÇA AMORIM - Secretária Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social
ISABELITA KENEDY - uma das 1ªs travestis teresinense a "dar a cara a tapa"
KATIA ESTEVES - Delegada da Delegacia de Combate à Discriminação
MONIQUE ALVES - Pres. da Associação de Travestis do Piauí
TELMA OLIVEIRA - 1ª Lésbica do PI a ter reconhecimento de sua União estável p/ Justiça
UMBELINA CARVALHO - Ex-Secretária da SEMTCAS, responsável pela instalação do Disque Cidadania Homossexual - 0800-2805588
YALA SENA - Jornalista

Comissão de Diversidade Sexual

Depois de várias conquistas recentes, o Movimento LGBT do Piauí tem mais um motivo para comemorar: a Seccional da OAB/Piauí criará a Comissão de Diversidade Sexual. O compromisso foi assumido ontem pelo Presidente da Ordem, Sigifroi Moreno, em reunião realizada na sede da OAB.


O Grupo Matizes e a Liga Brasileira de Lésbicas participaram da reunião, que contou ainda com a presença de vários advogados e da Desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Maria Berenice Dias, que é Presidente da Comissão Nacional de Diversidade Sexual e está em Teresina para participar do 1º Congresso Piauiense de Direito das Famílias e Direitos Fundamentais, que acontecerá no Auditório do Tribunal de Justiça, no período de 19 a 21 de maio.

Segundo Herbert Medeiros, diretor do Matizes, com a criação da Comissão de Diversidade, os LGBT do Piauí terão mais uma ferramenta de apoio na luta pela conquista de direitos: "Hoje, mais de uma dezena de estados já possuem Comissão para discutir e encaminhar demandas de interesse de pessoas LGBT. No Piauí, o Matizes pleiteava desde o primeiro semestre de 2010 a criação de uma comissão dessa natureza", pontua Herbert.


redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário