Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Parada da Diversidade - nota importante

O Grupo Matizes e a Liga Brasileira de Lésbicas - LBL, organizadores da Parada de Teresina, face às notícias veiculadas na mídia, dando conta que o Prefeito Elmano Ferrer "vetou a Parada da Diversidade", presta à sociedade teresinense os seguintes esclarecimentos:
01. A Parada da Diversidade de Teresina está em sua décima edição. Em todos os anos, foi realizada em uma sexta-feira e o percurso sempre passou pela Av. Frei Serafim e outras vias públicas do Centro de Teresina. A escolha do dia e do percurso se justifica por uma razão simples: o objetivo da Parada é dialogar com a sociedade sobre a importância do respeito à diversidade para construção de uma cultura de paz. Por isso, a Parada tem que ir aonde o povo está: nas ruas, nos bares, nas paradas de ônibus.
02. Nos 169 municípios brasileiros em que são realizados eventos dessa natureza as vias mais movimentadas são as escolhidas pela organização da Parada. Em todas as outras Capitais do Nordeste, por exemplo, as Paradas ocorrem aos domingos, nas avenidas litorâneas - porque são nesses locais e dias que a sociedade está.
02. Como sabemos, Teresina é a única capital do Nordeste que não possui faixa litorânea. É de conhecimento público também que, aos domingos, as ruas do Centro de nossa Cidade Verde são desertas, fato que debela comparações com as Paradas de outras Capitais.
03. Em 2011, os preparativo para a 10ª Parada da Diversidade iniciaram-se em janeiro, já tendo sido providenciado todo o material de divulgação (cartazes, folders, banners, etc), constando o dia 26 de agosto como data da Parada.
04. A exemplo do que fizera nos outros anos, o Matizes, com fundamento no art. 5º, inciso XVI da Constituição Federal, já oficiou à Polícia Militar, à Secretaria de Segurança, à SDU Centro Norte e à STRANS, comunicando da realização da Parada e solicitando que esses órgãos, dentro de suas competências, colaborem com a realização da Parada, a fim de que a alegria, o tom político e a descontração sejam os únicos ingredientes da Parada e esta ocorra sem incidentes.
05. Diferentemente do que fora divulgado, não é pretensão do Matizes e da LBL interditar a Av. Frei Serafim. Nosso pleito é que a STRANS contribua com o disciplinamento do trânsito, a fim de que somente uma via daquele logradouro público seja ocupado pelos participantes da Parada, deixando as outras duas para o tráfego de veículos, sinalizando nossa atitude de respeito às pessoas que usam veículos automotores e precisam usar a Av. Frei Serafim para se deslocar.
06. Por fim, o Matizes e a LBL reiteram compromisso com a construção de uma Teresina cada vez mais diversa, plural e acolhedora, onde todas as pessoas possam exercer os direitos de ir e vir, de se reunirem pacificamente , insertos no art. 5º da Constituição Federal.
Teresina, 17 de agosto de 2011.
Diretoria do Matizes e Articulação da Liga Brasileira de Lésbicas no Piauí
10ª Parada da Diversidade - dia 26 de agosto de 2011
"Cidadania LGBT e sustentabilidade ambiental: para além do consumo"
Grupo Matizes
Rua Lisandro Nogueira, 1223 - sl. 307 - Centro
86 8816-8121 e 9417-9121
64000-200 - Teresina- PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário