Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SETUT TUDO PELO PASSAGEIRO

SETUT TUDO PELO PASSAGEIRO
*por João Neto
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (SETUT), há muitos anos usa esse lema, que diz que as empresas fazem tudo pelo passageiro. Contudo não é isso que verificamos na prática Teresina tem o valor da passagem de ônibus mais cara do País, principalmente se levarmos em conta o percurso, a qualidade dos veículos, o tempo de espera dentre vários outros pontos que precisam ser levados em consideração para que a população possa desembolsar dos seus parcos salários o valor destinado aos empresários do setor. O aumento de R$ 1,90 para R$ 2,10 ainda é contestado pelo referido sindicato que anseia por um aumento bem mais robusto do que já foi aplicado, alegando dificuldades financeiras para manutenção das empresas. Ora, se os empresários do setor estão em dificuldade, com certeza, a culpa não é da população pobre de Teresina que paga adiantado e em dinheiro para usufruir deste péssimo sistema de transporte coletivo da Capital.
O Setut que há muitos anos conta com a proteção da Prefeitura e de uma grande parte dos vereadores, pois nem licitação é feita para estas empresas operarem o sistema, usa e abusa do seu poder colocando para circular veículos em péssimas condições com um tempo de espera (dependendo da linha) de até 40 minutos, em pontos da cidade sem nenhum conforto, sob sol e chuva e conseqüentemente ônibus lotados precarizando ainda mais a situação dos passageiro(a)s que se usufruem desta aberração.
E quando aparecem os estudantes para tentar barrar esses abusos, é acionada a policia militar, através da RONE (Ronda Ostensiva de Natureza Especial) com policiais treinados para enfrentar bandidos de alta periculosidade e o que deveria ser uma manifestação pacifica se transforma numa batalha campal, de um lado o movimento estudantil completamente desarmado e a PM-PI com spray de pimenta, balas de borrachas, escudos de proteção, coletes a prova de balas, cacetes maiores que os usados normalmente. Esse fato nos lembra movimento recente dos policiais militares por melhores condições de trabalho onde afirmavam que todo esse material não tinha (parece que só não tem pra enfrentar bandido, mas para a população desarmada a história é outra).
A Prefeitura por sua vez, fica calada, fazendo na surdina tudo o que o Setut manda, diante de tudo isto algumas indagações são pertinentes: por que não é feita licitação do transporte coletivo da Capital? Por que o Conselho Municipal do Transporte Público não funciona? Por que tanta ingerência do Setut na Prefeitura? Por que o Setut não apresenta a sociedade os lucros ou os “prejuízos” do setor? Por que até hoje os cobradores e motoristas pagam pelos danos nos veículos ? Essas e várias outras questões precisam de respostas urgentes. Setut, tudo pelo passageiro ficar esperando e sofrendo nas ‘paradas de ônibus’.
*João Pereira dos Santos Neto
Diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí

Um comentário:

  1. Parabéns pelo belíssimo texto que descreve todo o problema enfrentado pelos usuários de Transporte Coletivo.

    ResponderExcluir