Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Grupo Matizes realiza oficina “Política de Saúde e Equidade”

tecendo direitos
        O Grupo Matizes realiza nesta segunda-feira (02/12), às 14h, oficina com o tema “Política de Saúde e Equidade”. A atividade integra ações do Projeto “Tecendo Direitos, costurando cidadania”, executado pelo Matizes com o apoio do Ministério da Saúde.
A oficina terá como facilitador o acadêmico de Medicina, Manoel Guedes. Um dos conteúdos a ser trabalhado é o Plano Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, instituído pelo Ministério da Saúde com o objetivo de garantir à população LGBT o direito de  exercer sua cidadania no acesso universal e igualitário às políticas de promoção, proteção e recuperação da saúde no âmbito  SUS (Sistema Único de Saúde).  O Plano é um  instrumento que aponta objetivos, diretrizes e responsabilidades do poder público para efetivar a promoção do bem-estar biopsicossocial de LGBTS.

 Entre os objetivos do Plano Nacional  de Saúde da população LGBT está o ‘acesso universal à demanda pelo processo transexualidador na rede do SUS’, oferta de atenção e cuidados à saúde de adolescentes e idosos lgbts, inclusão de ‘ações educativas nas rotinas dos serviços de saúde voltados à promoção da auto-estima entre LGBT e eliminação do preconceito para a sociedade em geral’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário